segunda-feira, 21 de abril de 2014
peito de pato com arroz selvagem e legumes com frutas secas no conhaque
Ingredientes: 2 peitos de pato, vinho branco, abobrinha e cenoura cortadas julienne, echalote roxa cortada em rodelas finas, um punhado passas sem caroço branca e preta, meia pera picada, 4 ameixas secas sem caroço e 4 damascos sem caroço, 2 colheres de sobremesa de conhaque, um raminho de erva doce, alho e cebola picados, 2/3 de xícara de arroz selvagem. Modo de fazer: Deixar os peitos de pato no vinho na geladeira por pelo menos 1 hora. Deixar o arroz selvagem de molho na água por pelo menos 1 hora. Colocar o arroz para cozinhar com água fervente e sal. (o pacote de arroz e as receitas que vi dizem que o cozimento demora 40 minutos, mas deixei no fogo aproximadamente 1 hora e 20 minutos, sempre provando e adicionando água; tambem pode cozinhar na panela de pressao por 20 min depois de dar pressao, com duas folhas de louro e quatro xicaras bem cheias de agua). Numa frigideira tefal, refogar alho, sal e cebola com azeite. Colocar a abobrinha, cenoura e cebola e mexer bem. Adicionar ao arroz na hora de servir com o ramo de erva doce para perfumar. Dar cortes profundos na pele do pato na diagonal, adicionar sal e pimenta (se gostar). Colocar os peitos na frigideira tefal, sem gordura, com a pele voltada para baixo. Eu tampo a frigideira e conto 4 minutos. Descarto a gordura e volto ao fogo com os peitos voltados para o outro lado e deixo mais 4 minutos, também com tampa. Coloco os peitos com a pele para cima tampados para descansar antes de servir. Na gordura do pato que ficou na frigideira coloco as ameixas, damascos, passas, pera e mexo por uns 2 minutos com fogo baixo. Adicionar a pera ao final e o conhaque, sempre mexendo. Servir imediatamente. A receita foi tirada deste site http://pt.petitchef.com/.
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Massa integral com ragu de cogumelos, aspargos frescos e pinolis
Ingredientes: Massa integral, cogumelos limpos (deixar de molho no produto proprio para limpeza) e fatiados, 6 aspargos limpos e sem a base, pinolis, tomates italianos sem sementes e cortados em cubos, ervas ( algumas folhinhas de manjericão, manjerona, alecrim e tomilho), echalote cortada em rodelas finas, alho socado. Modo de fazer: Cozinhar a massa no tempo indicado na embalagem.(calculo aproximadamente 80 gr por pessoa para um prato bem farto). Quando a massa estiver cozida, refogar no azeite o alho, a echalote e alguns minutos depois as ervas e os cogumelos. Jogar o tomate, o sal e os aspargos (já cortados e aferventados por 2 minutos). Jogar a massa e misturar bem. No prato, adicionar mussarela de búfala (se quiser), parmesão e o pinoli. Se quiser, adicione também algumas folhinhas de manjericão. A receita do ragu é da Revista Claudia Cozinha.
Truta defumada com amendoas, purê de batata baroa e carpaccio de chuchu
Ingredientes: Truta defumada (filé), 2 batatas baroas, 1 chuchu cortado em fatias bem finas (se vc tiver, com mandoline), pimenta dedo de moça, pimenta rosa, folhas de louro, amendoas em lascas. Modo de fazer: Descasque, corte e cozinhe asa batatas baroas na água com 2 ou 3 folhas de louro e sal. Quando cozidas, jogar quase toda a água fora e deixar menos de um dedo de água para poder amassar a batata. Não precisa colocar manteiga ou creme. Ela fica ótima. Pegar as fatias finas do chuchu e jogar na água com sal e uma folha de louro. Deixar ferver 2 minutos. Retirar da água e secar. NUma frigideira tefal, colocar um pouco de azeite, a pimenta dedo de moça cortada, limpa e sem sementes e jogar as fatias de chuchu.Mexer cuidadosamente. Na hora de servir jogar a pimenta rosa. Levar à truta ao micro-ondas e esquentar por mais ou menos 2 minutos antes de servir. As lascas de amendoas são tostadas ligeiramente no azeite e sal, na frigideira tefal, com cuidado para não queimar pois podem ficar amargas. A receita do chuchu é uma adaptação de receita do Claude Troigros.
quarta-feira, 2 de abril de 2014
Frango recheado acompanhado com massa integral com rucula, bufala, tomate e croutons de berinjela
Ingredientes: Massa integral (usei grano duro)60 gr por pessoa, e peitos de frango, vinho,alho e cebola, mussarela de búfala, presunto serrano, folhas de oregano frescas, meia berinjela cortada em cubos, 1 ovo, farinha de trigo e farinha de rosca, 3 tomates italianos cortados em cubos, rucula, azeitona preta, queijo tipo parmesão. Modo de fazer: Deixe os peitos de frango no vinho por mais ou menos 1 hora, na geladeira. Depois abra-os e amasse-os para poder recheá-los. Passe sal, pimenta do reino e coloque no meio de cada um uma fatia de mussarela de bufala e duas fatias de presunto serrano e salpique as folhinhas de oregano frescas. Feche cada um como se fosse um rocambole e amarre para não soltar (pode ser com palito). Coloque-os numa assadeira tefal com papel manteiga.
Croutons de berinjela: As berinjelas em cubos, depois de deixadas um pouco de molho na água com sal, são mergulhadas no ovo batido e depois na mistura de farinha de trigo (2/3) e de rosca (1/3). Se preferir, pode fazer só com farinha de rosca. Levar ao forno primeiro o frango que demora mais e uns 15 minutos depois, colocar na mesma assadeira as berinjelas. Cuidado para não queimá-las.
Cozinhar a massa conforme instruções (deixei o tempo máximo para não ficar muito dura). Refogar os tomates no alho e cebola com azeite. Mexer um pouco e adicionar a rúcula picada. Mexer. Adicionar as azeitonas cortadas e provar o sal. Adicione a massa e antes de servir misturar alguns pedaços de búfala picada. No prato, adicionar o parmesão. Por cima da massa, colocar os crocantes de berinjela. Ao lado, o frango cortado em rodelas.
Assinar:
Postagens (Atom)